quarta-feira, 12 de outubro de 2011

3ª Reunião Coletiva

A lenda dos Tsurus


A prática do origami é tão imensamente difundida pelo mundo, que nem tem por que a gente explicar o que é, mas existem muitas historia bonitas referentes à esta milenar arte japonesa. A mais famosa delas é a lenda dos mil tsurus (aquele clássico passarinho) de origami. Ninguém sabe ao certo a época em que a lenda surgiu no Japão, mas segundo à historia, aquele que fizer mil tsurus de origami terá o seu pedido atendido pelos deuses, seja ele qual for.

Tsuru
A lenda ficou famosa em 1955 com a triste historia de uma menina japonesa chamada Sadako Sasaki, que tinha apenas dois anos quando os americanos lançaram uma bomba atômica na cidade de Hiroshima, onde morava. Apesar de morar longe do centro de ataque, Sadako e sua família foram atingidos pela chuva radioativa que atingiu a região em um dos dias mais tristes da historia do Japão.
Aos 12 anos, a menina descobriu que sofria de leucemia, doença que era bastante freqüente em sua geração naquela região do país e ficou conhecida como “a doença da bomba atômica”.
Com expectativa de vida de apenas um ano, Sadako foi presenteada por sua amiga Chizuko Hamamoto com um origami de tsuru, e lhe contou tudo sobre a lenda.
Sadako decidiu fazer os mil tsurus e, durante o processo, percebeu que pedir pela cura é uma causa menor, importante mesmo era pedir para que nenhuma outra criança no mundo fosse vítima da guerra como ela. Sobre os tsurus ela disse: “Eu escreverei Paz em suas asas e você voará pelo mundo inteiro”.
Em 25 de outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru, o número 644 e faleceu ao lado de sua família. Como homenagem, seus colegas de classes dobraram os pássaros restantes, que foram enterrados juntos com ela. Em homenagem à menina, foi erguido em Hiroshima o Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz.
No topo do monte está Sadako com um de seus tsurus.









































Este é o convite para a equipe da EMEB MONSENHOR VICTOR RIBEIRO MAZZEI, confeccionarmos 1000 TSURUS para a decoração de final de ano da nossa escola.

5 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso irá surgir desta proposta trazida por nosso estagiário Maurício. Obrigada a toda equipe da EMEB Mazzei que abraçou este trabalho com empenho e dedicação.Os nossos tsurus com certeza nos trarão sorte, paz, felicidade e longevidade.
    Mércia

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a TODOS que acreditam e contribuem para que os nossos sonhos se concretizem. Estamos quase chegando lá, 1000 Tsurus recheados de desejos de paz, felicidades, fé... para o ano de 2012. Débora.

    ResponderExcluir
  3. A Equipe é forte!Com certeza chegarão rapidinho ao objetivo e compartilharão muitas alegrias, amor e paz!Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amava estudar nessa escola turma de 2004 prof.ª Geraldina

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber como faço para pegar com vcs meu histórico escolar. Estudei aí a muitos anos atrás quando criança e hj necessito desse documento. Poderiam me ajudar? Segue meu email: beatriz.apaulino@hotmail.com

    ResponderExcluir